Seja um Jovem Aprendiz

Programa

Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz estimula empresas e instituições a contratarem jovens entre 14 e 24 anos para trabalhar em seus quadros. Em outras palavras, um jovem aprendiz, com idade inferior a 18 anos, ainda cursando o Ensino Médio, já estaria apto a iniciar uma profissão, dentro da legislação. Isso porque o projeto foi instituído pela Lei Federal 10.097/00, conhecida como Lei da Aprendizagem.

De acordo com a legislação, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes que represente entre 5% e 15% do total de funcionários.

Em resumo, o programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para os jovens iniciarem sua carreira profissional e construírem um bom currículo para o mercado de trabalho. Por outro lado, para as empresas, também é uma vantagem poder contar com uma força de trabalho jovem e com novas ideias.

Mas o que as empresas ganham com isso?

Além de poderem contar com uma mão de obra jovem, as empresas também ganham incentivos fiscais do governo ao oferecerem vagas de jovem aprendiz. Na folha de pagamento, as empresas reservam 2% de FGTS para o jovem aprendiz, enquanto o valor é de 8% para os demais funcionários celetistas. Além disso, não há multa de 40% do FGTS em caso de demissão do jovem aprendiz, e nem aviso prévio remunerado.

Vale a pena ser um jovem aprendiz?

Sem dúvida, ser um jovem aprendiz pode ser o primeiro passo de uma carreira profissional de sucesso. Além de poder apresentar uma experiência no currículo, o jovem pode definitivamente conhecer uma profissão que gosta e adquirir conhecimentos além do que recebe na escola.

Isso sem falar no salário no fim do mês, que certamente ajuda e muito os jovens e também suas famílias. Além disso, como já falamos, há chance das empresas efetivarem os jovens nos seus quadros de funcionários.