Nossa História

A Associação de Assistência aos Menores de Formiga, foi criada no ano de 1942, iniciando suas atividades em 1943. As primeiras atividades eram ligadas ao abrigo e assistência ao “menor carente” pelo regime de internato, para isso foi criada então, a “Granja Escola São Luiz”.

Em seus registros, encontram-se uma forte ligação entre a Igreja Católica e o Poder Judiciário na condução dos trabalhos da Associação, com a predominância de homens em sua Diretoria até 1970.

Ao longo dos anos, o Patronato São Luiz já trabalhou como escola agrícola, abrigo à órfãos, escola profissionalizante com a implantação de uma marcenaria, fábrica de telas, horta e plantação de flores, entre outras atividades, sempre tendo como foco o desenvolvimento de atividades de assistência e promoção social da criança e do adolescente em vulnerabilidade social, e suas famílias.

Em 1998 a entidade foi reconhecida como Entidade de Fins Filantrópicos pelo Conselho Nacional de Assistência Social, atual Entidade Beneficente de Assistência Social, e como entidade de Utilidade Pública Federal pelo Ministério da Justiça no ano de 1999.

O Patronato sobrevive com as doações feitas pela comunidade local, parcerias com algumas empresas e com a colaboração do Poder Público e Judiciário, através da doação de alimentos e mão de obra, recebe mensalmente receita de aluguel do prédio onde funciona o Colégio Anglo, além da Loja Maçônica Labor a Deus, principal envolvida no processo de mobilização social para a manutenção da entidade, (desde 2000), por isso todos os atendidos são advindos de famílias em vulnerabilidade social com renda per capta de até ½ salário mínimo.